sábado, 25 de abril de 2009

Castro Alves e a poesia amorosa sensual

Este post e o que está abaixo,da análise do poema Adormecida, são dois trechos de um trabalho que fiz sobre as vertentes do poeta Castro Alves, pertencente a terceira geração romântica. Fica aqui, em especial, esta sugestão de estudo aos meus alunos do EM. Espero que gostem. Um abraço a todos!

O poeta Castro Alves marcou sua poesia lírica amorosa, dentro do romantismo, de maneira distinta dos poetas anteriores à sua geração.
Observa-se, às vezes, em seus poemas de caráter autobiográfico, a expressão da paixão vivida e intensa, denotando em seus versos a realização da experiência amorosa também no plano físico, através do desejo, do envolvimento sentimental e carnal.
Em sua poesia a amada é real, e não um ser idealizado, distante e intocável, tal como é concebida na poesia de seus antecessores. O poeta tem uma visão poética do amor, que se classifica como sentimental e também sensual, pois é apelativa aos sentidos.
Ao transpor para a criação poética a realidade de sua experiência amorosa vivida com a atriz Eugênia Câmara, o poeta compõe belíssimos poemas, ricos em metáforas e carregados de um sentimentalismo maduro, realizado em sua plenitude carnal e emocional.
Apesar de sua poesia ter um cunho passional, ou seja, ser motivada pela paixão e pelo envolvimento amoroso, a dor não é cultivada por meio de queixas e lamentações, há nela uma ternura provocada pelo contato amoroso verdadeiro.
A poesia lírica amorosa de Castro Alves é considerada pela crítica como um dos pontos altos da poesia romântica no Brasil, pois a mesma alia a sensibilidade à sensualidade que fala aos sentidos e expressa a volúpia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário